SUBSTITUIR HD 1(UM) FreeNAS 9.2 RAID 5

Status
Not open for further replies.
Joined
Aug 23, 2016
Messages
35
Alexandre em nenhum momento clicamos, apenas estamos tentando trocar o disco 3TB q não reconhece mais mesmo e não usamos nada de DETACH VOLUME, obrigado pelo retorno...
Certo, clicando em Volume Import, aparece algum volume disponível para importação?
 

digiscps

Dabbler
Joined
May 31, 2017
Messages
32
Certo, clicando em Volume Import, aparece algum volume disponível para importação?

Alexandre, boa tarde segue a tela que aparece quando clico em IMPORTAR VOLUME.

upload_2017-6-14_16-53-43.png
 

digiscps

Dabbler
Joined
May 31, 2017
Messages
32
Clique em OK, ele ainda não vai importar nada, mas se o seu Volume Dados aparecer ai, esse pode ser um caminho a ser considerado.

Sim cliquei agora e não aparece nada do volume DADOS, fica em branco. estou achando que já era mesmo viu, perdemos quase 12TB de dados em RAID 5...;(
 
Joined
Aug 23, 2016
Messages
35
Sim cliquei agora e não aparece nada do volume DADOS, fica em branco. estou achando que já era mesmo viu, perdemos quase 12TB de dados em RAID 5...;(
Voce esta usando 4 discos antigos do Raid5 + 1 disco novo, certo?
O plano é o seguinte, retorne os discos para o ultimo conjunto funcional, ou seja, 4 discos antigos + o disco temporário. Veja se o Volume reaparece.
 

melloa

Wizard
Joined
May 22, 2016
Messages
1,749
Joined
Aug 23, 2016
Messages
35
Queres dizer o que pifou?

O que não entendo é porque nem aparece como degradado no zpool list.
Não precisa ser o que pifou, pode ser o disco temporário que ele utilizou.
Acredito que no RAID 5, caso perca apenas 1 disco, ele exiba o volume como degradado, porém quando perde-se mais de um disco, o volume já deixa de ser importado, pois o mínimo para montar o volume não está disponível.
Minha preocupação é ter ocorrido alguma substituição de disco errada.
 

melloa

Wizard
Joined
May 22, 2016
Messages
1,749
Não precisa ser o que pifou, pode ser o disco temporário que ele utilizou.

Nas telas que ele postou Yesterday at 7:00 AM, haviam cinco discos.

Minha preocupação é ter ocorrido alguma substituição de disco errada.

Minha também, mas não entendo porque não aparece nem como degradado. Perguntei no gringo side sem sucesso.
 
Joined
Aug 23, 2016
Messages
35
Minha também, mas não entendo porque não aparece nem como degradado. Perguntei no gringo side sem sucesso.
Então, mas se dos 5 discos, 1 deu defeito e outro foi trocado errado, acredito que o Pool não vai ser importado no reboot, pois o RAID 5 tem tolerância a falhas em um só disco e nesse caso restaram apenas 3.
Por esse motivo, pedi pra ele testar retornando o disco temporário para o sistema.
 

melloa

Wizard
Joined
May 22, 2016
Messages
1,749
Então, mas se dos 5 discos, 1 deu defeito e outro foi trocado errado, acredito que o Pool não vai ser importado no reboot, pois o RAID 5 tem tolerância a falhas em um só disco e nesse caso restaram apenas 3.
Por esse motivo, pedi pra ele testar retornando o disco temporário para o sistema.

O problema é:

Inicialmente ele mostrou um pool de 4 discos; na última tela de 5; zpool list não mostra nenhum volume a não ser o boot.

Infelizmente não tive resposta ao pedido de ajuda e não sei como resolver. Se alguém tem alguma idéia para ajudar, favor opinar.
 

digiscps

Dabbler
Joined
May 31, 2017
Messages
32
Voce esta usando 4 discos antigos do Raid5 + 1 disco novo, certo?
O plano é o seguinte, retorne os discos para o ultimo conjunto funcional, ou seja, 4 discos antigos + o disco temporário. Veja se o Volume reaparece.


Bom dia Alexandre, estamos usando RAID 5 com 5 discos originais de 3TB e um disco de conjunto deu problema e tiramos ele ok ? Colocamos um novo e o mesmo não sobe mais o volume DADOS, é para colocar o disco antigo danificado e mais o novo ai ficaremos com 6 discos ok?
 

digiscps

Dabbler
Joined
May 31, 2017
Messages
32
O problema é:

Inicialmente ele mostrou um pool de 4 discos; na última tela de 5; zpool list não mostra nenhum volume a não ser o boot.

Infelizmente não tive resposta ao pedido de ajuda e não sei como resolver. Se alguém tem alguma idéia para ajudar, favor opinar.


Obrigado Melloa, estamos na luta ainda pois os dados são muitos importante para o cliente nosso.
 
Joined
Aug 23, 2016
Messages
35
Bom dia Alexandre, estamos usando RAID 5 com 5 discos originais de 3TB e um disco de conjunto deu problema e tiramos ele ok ? Colocamos um novo e o mesmo não sobe mais o volume DADOS, é para colocar o disco antigo danificado e mais o novo ai ficaremos com 6 discos ok?
Faça um teste substituindo o disco novo pelo disco temporário. Se tiver porta sata livre, ligue o HD Temporario + Novo + os discos funcionando, totalizando os 6 discos.
Envie print do zpool status via cli.
Veja se aparece o volume para importação.
Envie também as seguintes informações
dmesg | grep da
 
Last edited:

digiscps

Dabbler
Joined
May 31, 2017
Messages
32
Faça um teste substituindo o disco novo pelo disco temporário. Se tiver porta sata livre, ligue o HD Temporario + Novo + os discos funcionando, totalizando os 6 discos.
Envie print do zpool status via cli.
Veja se aparece o volume para importação.
Envie também as seguintes informações
dmesg | grep da

Alexandre, segue a tela com todos os HDS plugados e não habilitado de forma alguma o volume DADOS, estou muito pessimista com esta situação viu, como explicar ao cliente que um sistema RAID 5 não aceita adicionar outro disco e ainda perde os dados dele ? Obrigado pela ajuda...

upload_2017-6-16_17-58-41.png
 
Joined
Aug 23, 2016
Messages
35
Alexandre, segue a tela com todos os HDS plugados e não habilitado de forma alguma o volume DADOS, estou muito pessimista com esta situação viu, como explicar ao cliente que um sistema RAID 5 não aceita adicionar outro disco e ainda perde os dados dele ? Obrigado pela ajuda...

View attachment 18956
Primeira vez que vejo esse problema também.
Faltou a saída do comando
dmesg | grep da
 

digiscps

Dabbler
Joined
May 31, 2017
Messages
32
Primeira vez que vejo esse problema também.
Faltou a saída do comando
dmesg | grep da

Bom dia Alexandre, infelizmente não aceita mais comando apenas a tela acima mesmo e não à meio de subir nosso volume DADOS, resumindo acho que foi perdido mesmo !!!
 

melloa

Wizard
Joined
May 22, 2016
Messages
1,749
Bom dia Alexandre, infelizmente não aceita mais comando apenas a tela acima mesmo e não à meio de subir nosso volume DADOS, resumindo acho que foi perdido mesmo !!!

Infelizmente, baseado nas informações fornecidas, tenho que concordar.

Alguma coisa aconteceu na troca do disco ou à nível de hardware que danificou o volume.
 

Tesch

Dabbler
Joined
Jul 30, 2016
Messages
13
Tenta colocar os HDs em outra maquina com o Freenas bootando de um pendrive, veja se não consegue importar o volume.
 

melloa

Wizard
Joined
May 22, 2016
Messages
1,749
Tenta colocar os HDs em outra maquina com o Freenas bootando de um pendrive, veja se não consegue importar o volume.

Não custa nada tentar como último recurso ... como se diz: desengano da vista é furar os olhos :(
 
Status
Not open for further replies.
Top