Jbod ou RAID 0?

Status
Not open for further replies.
Joined
Nov 6, 2014
Messages
1
Bom dia caros,

Sou novo aqui no forum, já dei um lida em vários tópicos, mas não encontrei nada especifico.

Tenho uma placa mãe Gibabyte E350 com 4GB de RAM, com 4 Satas e gostaria de montar um NAS, visto que tenho vários equipamentos e pessoas acessando meu computador pessoal. Quero apenas ter um "HD na rede" com todos os dados, sendo acessado por todos. No momento, tenho 2 HDs de 3TB. Estou pretendendo adquirir mais um de 3TB e um gabinete para montar o NAS.

No sistema que estou querendo montar, redundância e segurança dos dados não é importante, qual seria a configuração ideal com o FreeNAS? Jbod ou RAID 0?

Nos dois sistemas é possível ir adicionando HDs na medida que vou adquirindo novos HDs?

Desde já, agradeço a ajuda.
 

Antonio Reis

Cadet
Joined
Aug 13, 2015
Messages
5
Ola Daniel,

Penso que por esta altura ja tenhas resolvido o teu problema.
De qualquer maneira fica aqui uma dica para outros usuarios do forum.

O JBOD ou "Just a Bunch of Disks" (ou em bom portugues so um monte de discos :) ) nao faz qualquer tipo de RAID. Os discos vao enchendo um a um e a perda de um dos discos nao influencia nos dados que estao nos outros discos.
116a_ill_jbod.png

Se vires o desenho acima, cada letra corresponde a um ficheiro (ou arquivo em PT-BR :) ).
Os arquivos vao sendo distribuidos entre os discos.
Se perderes o disco 1, os ficheiros A,B,C e D vao se perder, mas isso nao vai influenciar os ficheiros de E a T.

Quanto a performance do JBOD e igual a performance dos discos que usaste individualmente, nem mais nem menos.

O RAID 0 por sua vez, vai dividindo os ficheiros por blocos (que defines o tamanho na hora que crias o array) e vai distribuindo em sequencia entre os discos. Um ficheiro pode estar dividido em 1 ou mais discos dependendo do seu tamanho, e a perda de um dos discos implica na perda de toda a informacao.
116b_ill_raid_0.png



Se vires o desenho acima, cada letra corresponde a um ficheiro, portanto os ficheiros estao divididos em 5 partes. O ficheiro A esta dividido na parte A1, A2, A3, A4 e A5 (isso nao e linear e depende do tamanho dos ficheiros e do tamanho dos blocos que definiste na hora de criar o array).

Isso torna este tipo de RAID muito rapido, pois como sao gravados pequenas partes em cada disco, isso tira partido dos caches e dos varios canais de dados etc. Usualmente e utilizado para tratamento de audio ou video em tempo real, onde o mais importante nao e a redundancia, mas sim a velocidade.

O unico problema aqui e que se voce perder qualquer um dos discos, perde a informacao de todos. Pois se vires o desenho do disco 1 por exemplo, ele tem parte da informacao do ficheiro A, B, C. D e E.
Se perder este disco, mesmo que os outros estejam intactos, nao e possivel aceder so a parte dos ficheiros.


No que diz respeito a expandir os volumes, nao estou certo quanto ao Freenas, mas de maneira geral presumo que tenhas que criar um RAIDz (ZFS) e criar uma Pool.

six+disks+-+triple+mirror.png


Nao podes alterar o RAID ja criado (quer dizer podes, mas nao e uma tarefa simples e envolve muitos riscos e esta tarefa por si so depende dos discos, do hardware, do software etc. que teria que ver para o caso especifico), mas podes adicionar mais recursos ao Pool, isto e, adicionar outro RIAD e assim aumentar o espaco naquela pool.

Espero ter ajudado :)
 
Last edited:
Joined
Sep 18, 2015
Messages
6
Eu entendi a pergunta de outra forma, recentemente montei um servidor numa placa que tinha portas SATA ligadas à uma controladora RAID e portas ligadas a uma controladora convencional, o problema é que a controladora RAID tinha mais portas e não era possível misturar as portas.
Para usar a controladora RAID eu teria que criar diversos volumes raid 0 de 1 disco e depois, pelo FreeNAS, criar meu volume ZFS.
Funcionou, mas notei que o sistema não rodava com o desempenho esperado e depois de estudar alguns posts percebi que não é aconselhável, mesmo que você use discos virtuais independentes, usar controladoras RAID para volumes ZFS.
Fiz um teste com a outra controladora e mesmo com um disco a menos obtive melhor desempenho. Nesse caso não resolveu meu problema porque esse disco a menos fez falta no tamanho total do volume que precisava, mas foi um aprendizado. Não use controladoras RAID em volumes ZFS
 
Status
Not open for further replies.
Top