Serviço OpenVPN no Brasil

Status
Not open for further replies.

Trapizomba

Dabbler
Joined
Mar 23, 2015
Messages
24
Pessoal,

Já andei pesquisando sobre a configuração de OpenVPN no FreeNAS, porém a maioria das informações que encontrei são "gringas".

Gostaria de saber qual seria o serviço OpenVPN que funcione bem no Brasil: estável, seguro e com menor perda na velocidade do link de internet.

Estou usando a GVT como operadora.

Obrigado!


Enviado do meu iPad usando Tapatalk
 

GabrielPorto

Dabbler
Joined
May 27, 2014
Messages
13
Cara eu já olhei para colocar VPN no servidor nas, a maioria das pessoas falaram para criar um jail e dele configurar a vpn.
Achei melhor compra um roteador da mikrotik pois nele tem como fazer muito mais configuracoes de rede, alem de centralizar os servicos de rede.
 
Joined
Mar 30, 2015
Messages
23
Também aconselho deixar o Freenas fora disso.
pode utilizar um PFSense ou outros produtos focados em rede.
deixe o FreeNAS somente para tratar seus dados, com o tempo você vai precisar de memoria/recusros para os seus dados.

abraço,
 

Trapizomba

Dabbler
Joined
Mar 23, 2015
Messages
24
Qual seria um bom modelo de roteador da Mikrotik?

A topologia da minha rede atual é essa:
TopologiaRedeCasa-FreeNAS+HP_[2015-04-27].png


Estive olhando os roteadores da Mikrotik e estava pensando se seria uma boa substituir o "router 1" e o switch por um router de 12 portas.

O que os senhores acham?

Obrigado!
 
Last edited:

Trapizomba

Dabbler
Joined
Mar 23, 2015
Messages
24
sua solução é por VPN, ponha um router que suporte na Ponta, assim ele atende toda sua topologia. Ainda acho que um PFSense seria melhor solução, custo beneficio e escalabilidade.

Olhei o PFSense e realmente o custo inicial e escalabilidade parecem ser bem atrativos.

Porém para montar um PC, tem-se a questão de espaço físico e consumo de energia.

Daí já começa a complicar... Pensei em um Intel NUC para esta função, porém existe a limitação quanto à quantidade de portas RJ-45.

[]s!
 

GabrielPorto

Dabbler
Joined
May 27, 2014
Messages
13
Olha tem como configurar o roteador para virar um Switch entao nao precisa mecher muito na sua rede,
Já qual Mikrotik seria bom comprar ... Eu nao tenho um entao nao vo poder te ajudar nessa mlz.

Sobre a maquina tem como fazer um servidor de maquina virtual (VMware vSphere Hypervisor) para colocar os OS,
dps para trocar as maquinas virtuais é so clicar e arrastar para o outro servidor, acesso remoto full tb.

A Mikrotik ela tem o OS para poder intalar na maquina (o mesmo do roteador) tem que comprar a licenca mas tem o teste de 30 dias.
Voce pode testar usando esse OS na sua rede.

O VMware ele tem a maquina virtual para pc tb casa queira emular algo.

O meu FreeNas no inicio estava rodando em uma maquina virtual junto com meu pc e um linux,
dps eu comprei um servidor e transferir a maquina para ele
 

Trapizomba

Dabbler
Joined
Mar 23, 2015
Messages
24
Pessoal,

Desculpem a demora em responder ao tópico...

Eu acabei comprando um Cloud Core Router da Mikrotik e estava me aventurando em configurá-lo. Infelizmente (ou felizmente) o equipamento que comprei foi superdimensionado para a minha necessidade, mas... C'est La Vie!

Consegui substituir o router antigo e o switch pelo Mikrotik (ele tem 12 portas Gigabit). Ontem comecei a fazer as configurações de VPN.

Os meus equipamentos antigos não chegavam aos pés desse novo, então foi um bom investimento (tenho certeza que irá me atender durante bons anos).

Obrigado pelas dicas!

[]s!
 

GabrielPorto

Dabbler
Joined
May 27, 2014
Messages
13
Pessoal,

Desculpem a demora em responder ao tópico...

Eu acabei comprando um Cloud Core Router da Mikrotik e estava me aventurando em configurá-lo. Infelizmente (ou felizmente) o equipamento que comprei foi superdimensionado para a minha necessidade, mas... C'est La Vie!

Consegui substituir o router antigo e o switch pelo Mikrotik (ele tem 12 portas Gigabit). Ontem comecei a fazer as configurações de VPN.

Os meus equipamentos antigos não chegavam aos pés desse novo, então foi um bom investimento (tenho certeza que irá me atender durante bons anos).

Obrigado pelas dicas!

[]s!

Fico feliz que a dica esteja sendo util.
Eu ainda nao tive tempo(Dinheiro) para compra um mas assim que tiver vo me aventurar
 
Joined
Jun 16, 2015
Messages
38
Cara.
Trabalho a um bom tempo com mikrotik, e posso dizer que ele é um dos melhores roteadores do mercado! Não fica devendo para cisco e custa menos da metade de um! Aqui estou utilizando uma RB 750G com 600Mhz de processador e 128Mb de ram, temos serviços de VPN, DHCP, DNS, e ainda está fazendo firewall e NAT!! Como o colega falou acima, um PFsense como firewall tem muito mais performance porém, para fins de roteador, te indico de olhos fechados!!! Aqui temos 30 máquinas rodando e o uso de CPU está entre 3% e 7%...
 
Status
Not open for further replies.
Top