FreeNAS 9.3 x AD

Status
Not open for further replies.
Joined
Jun 11, 2015
Messages
5
Boa noite,

Na empresa passaremos a utilizar o FreeNAS, nas configurações notei diversos recursos para AD, no FreeNAS tem o samba 4.1.18 já com o samba-tool, não tem uma forma do próprio FreeNAS ser o ad? tentei integrá-lo do ad (samba 4) para testes mas não obtive sucesso, alguém conseguiu integrar sem maiores problemas?

grato

Rafael
 

Ericloewe

Server Wrangler
Moderator
Joined
Feb 15, 2014
Messages
20,194
não tem uma forma do próprio FreeNAS ser o ad?
FreeNAS como Domain Controller? Isso é teoricamente possível, mas fortemente desaconselhado pelo pessoal do Samba.

Ter o FreeNAS como membro do AD é perfeitamente possível e muita gente faz isso. Qual é o problema específico?
 
Joined
Jun 11, 2015
Messages
5
Ericloewe,

grato pelo retorno!
estou iniciando no FreeNAS ainda e não encontrei por enquanto um arquivo mais fácil para integrar o FreeNAS no AD, algumas dúvidas:

preciso criar um user para o FreeNAS no AD?
depois que conseguir integrar como faço para criar um vol no FreeNAS e ajustar as permissões para o AD?
posso criar quantos volumes ou pastas para utilizar com o AD?

grato
 

Ericloewe

Server Wrangler
Moderator
Joined
Feb 15, 2014
Messages
20,194
preciso criar um user para o FreeNAS no AD?
Acho que não, mas o manual terá detalhes.

depois que conseguir integrar como faço para criar um vol no FreeNAS e ajustar as permissões para o AD?
Em princípio funcionará como se fosse um servidor Windows normal.

posso criar quantos volumes ou pastas para utilizar com o AD?
Não há nenhum limite artificial. Digamos que nunca ninguém teve problemas por ter datasets, zvols ou pastas a mais.
 

SRV NAS

Cadet
Joined
Jun 12, 2015
Messages
3
Pessoal estou com o problema que acho que é parecido. Nao estou conseguindo fazer o freenas 9.3 logar no ad e obter os usuarios. ja estou meio sem alternativas o freenas parece ser excelente mas nao integrar com ad esta osso. outros sistemas que uso baseado em unix/linux estao integradas e funcionando perfeitamente. voce tem uma luz de como fizeram para configura a integração do freenas no ad 2008r2.
 
Status
Not open for further replies.
Top