tutorial Integracao FreeNAS 9.10.2-u4 com Active directory

Status
Not open for further replies.

Gerardo FIlho

Dabbler
Joined
Jun 4, 2017
Messages
13
Alguém conseguiu integrar essa versão ao AD do windows server?
Já tentei vários tutoriais aqui do forum sem sucesso.
Desde já agradeço pela ajuda.

Att.
Gerardo Coelho
 
Joined
Jun 16, 2015
Messages
38
Cara, estou na 9.10.2-U3 e agora vi que saiu a U4, nem vou atualizar pois tempos atrás tinha feito o upgrade para a versão 11 stable e o AD não autenticava mais!!!! Acabei fazendo o downgrade...
 

Gerardo FIlho

Dabbler
Joined
Jun 4, 2017
Messages
13
Tentei várias versões e a única que chegou perto de funcionar 100% foi a 9.2.1.5
Você teria um um link de tutorial, video que possa me ajudar.. Já perdi várias noites tentando configurar com vários tutoriais desse forum e outros, mas sem sucesso.
Fico agradecido desde já.
 
Joined
Jun 16, 2015
Messages
38
ta mas se voce estiver na 9.2 rodando 100% e atualizar para a 9.3 ele para de funcionar? no meu caso nao teve tutorial, apenas fiz a conf basica que apresenta ali e funcionou!!!
 

Gerardo FIlho

Dabbler
Joined
Jun 4, 2017
Messages
13
Jà tentei vários tutoriais, na verdade só consegui no freenas corral.
Ja usei um link de tutorial do freenas 9.2, mas as configuraões do 9.10 é diferente, não tem opção CIF dentre outras opções.
Tem umas opções na área avançada do active directory que nao informa do tutorial.
Se alguém puder disbonizbilizar um tutorial mais completo da versão 9.10..
 

Gerardo FIlho

Dabbler
Joined
Jun 4, 2017
Messages
13
Boa tarde a todos... Descobri o problema!
A versão que estou usando é o Windows server 2016 e o samba ainda não é incompatível.
Segundo a documentação é funcional até a 2012 R2.
 

Tesch

Dabbler
Joined
Jul 30, 2016
Messages
13
Tem placa de rede sobrando? Entrega em ISCSI, particularmente acho melhor, pois pode dar todo o permissionamento e aplicar quotas é como um disco local.
 

Tesch

Dabbler
Joined
Jul 30, 2016
Messages
13
Depende do teu cenário e o que quer atender.
Descreve as tuas maquinas storage e o servidor que vai receber o storage.
Vai usar o storage para que tipo de arquivo?
 

Gerardo FIlho

Dabbler
Joined
Jun 4, 2017
Messages
13
meu cenário é um Windows server 2016 com AD e TS rodando, 15 maquinas Windows ligados ao AD e 5 máquinas Linux fora do AD.
O storage é um i5 3.2ghz com 8gb ddr3 e 2 placas de rede gigabit. Preciso compartilhar documentos apenas, seja pdf, texto, planilha, vídeo s na rede para usuários windows, Linux e grupo de usuários. No freenas é chato configurar pastas para usuários e grupos diferentes, muito trabalhoso. Pelo Iscsi pelo que li o disco criado no storage funciona como disco no Windows onde posso compartilhar para os usuários... só que os usuários do Linux eu teria que ter usuário no AD para eles acessarem, mesmo que eles não integrassem ao AD pelo que entendi. Em resumo o storage tem dois discos de 1tb em raid1, e quero compartilhar entre usuários do Windows server (AD) e Linux. O que sugere?
 

Tesch

Dabbler
Joined
Jul 30, 2016
Messages
13
meu cenário é um Windows server 2016 com AD e TS rodando, 15 maquinas Windows ligados ao AD e 5 máquinas Linux fora do AD.
Ok. É tudo licenciado? Se não coloca no AD os Linux e cria os usr.
O storage é um i5 3.2ghz com 8gb ddr3 e 2 placas de rede gigabit. Preciso compartilhar documentos apenas, seja pdf, texto, planilha, vídeo s na rede para usuários windows, Linux e grupo de usuários. No freenas é chato configurar pastas para usuários e grupos diferentes, muito trabalhoso.
O hardware atende.
Teria que criar no mínimo grupos iguais, mas pelo que falou o Samba ainda não esta conversando com o Win2016 .
Pelo Iscsi pelo que li o disco criado no storage funciona como disco no Windows onde posso compartilhar para os usuários... só que os usuários do Linux eu teria que ter usuário no AD para eles acessarem, mesmo que eles não integrassem ao AD pelo que entendi.
Sim aparece como um disco físico e pode fazer tudo como um disco local, inclusive gerenciar cota de uso de disco.
O Windows precisa saber quem esta precisando acessar e se pode acessar essa ou aquela pasta/arquivo.
Em resumo o storage tem dois discos de 1tb em raid1, e quero compartilhar entre usuários do Windows server (AD) e Linux. O que sugere?
O que coloquei acima, puxar pra dentro do AD ou no mínimo criar os usr no AD, ele é o centro da tua rede.
 

Gerardo FIlho

Dabbler
Joined
Jun 4, 2017
Messages
13
A sugestão é boa, tenho que testar se terá integração com o Windows 2016 usando o ISCSI.
O problema é que é tudo licenciado e os micros Linux não tem CAL por isso o meu comentário.
Para fazer dessa forma terei que comprar mais 5 CAL para os micros linux, pois a gerencia ficará no AD.
Estou procurando ver uma possibilidade de fazer pelo samba o compartilhamento, só que na hora de configurar os usuários e grupos que tem permissão é que o negócio complica.
 

Tesch

Dabbler
Joined
Jul 30, 2016
Messages
13
A sugestão é boa, tenho que testar se terá integração com o Windows 2016 usando o ISCSI.
iSCSI é nativo nos sistemas operacionais funciona muito bem. Eu uso no Win2012 em cluster.
O problema é que é tudo licenciado e os micros Linux não tem CAL por isso o meu comentário.
Para fazer dessa forma terei que comprar mais 5 CAL para os micros linux, pois a gerencia ficará no AD.
Estou procurando ver uma possibilidade de fazer pelo samba o compartilhamento, só que na hora de configurar os usuários e grupos que tem permissão é que o negócio complica.
Mas aí que está no SMB tu vai ter que incluir ele no AD para que ele faça a comunicação das permissões.
Dependendo da versão que comprou Win2016 tem até x usuários, daí não precisa colocar as maquinas no AD, mas para acessar os compartilhamentos terão que usar NomeDoDominio/Usuário, é uma solução feia/grosseira, mas atende.
 

Gerardo FIlho

Dabbler
Joined
Jun 4, 2017
Messages
13
Exatamente, compartilhar pelo samba para os usuários sem usar o AD é uma solução trabalhosa e não é profissional. A via iSCSI é bem interessante, porém não atenderia os usuários Linux porque teria que comprar mais CALs devido ao processo de permissão ser através de usuários e grupos do AD, e eu ter micros fora do AD.
 

Gerardo FIlho

Dabbler
Joined
Jun 4, 2017
Messages
13
Uma forma mais simples seria baixar o nivel funcional da floresta para tornar compatível com o 2008 R2, mas não encontrei nada a respeito para o server 2016.
 
Status
Not open for further replies.
Top