Preciso remover disco que foi instalado para aumentar o tamanho do armazenamento.

Status
Not open for further replies.

joaofelix

Cadet
Joined
Sep 15, 2017
Messages
3
Ola colegas.

Instalei e configurei um disco de forma errada no Freenas.
Queria coloca-lo como Raid, mas errei nas configurações e o disco foi configurado para aumentar a capacidade de armazenamento do Nas.
Preciso agora remove-lo e configurar com Raid 1. Tenho dados ja no Hd que esta instalado no Nas. Fazendo a configuração para Raid ele vai formatar o disco que ja esta instalado no Freenas?
Grato pela ajuda.
 

melloa

Wizard
Joined
May 22, 2016
Messages
1,749
Formatar, ele não vai, mas se voce o adicionou a um volume e o remover, o volume vai entrar em estado degradado, portanto eu não aconselharia.
 

joaofelix

Cadet
Joined
Sep 15, 2017
Messages
3
Seria melhor então copiar os dados que tenho no Freenas para um bkp e depois remover os dois hds e criar o Raid?
 

melloa

Wizard
Joined
May 22, 2016
Messages
1,749
Backup? Sim, em qualquer caso.

Para responder sua pergunta preciso saber a sua configuracao, numero/tipo de discos, etc.
 

joaofelix

Cadet
Joined
Sep 15, 2017
Messages
3
Backup? Sim, em qualquer caso.

Para responder sua pergunta preciso saber a sua configuracao, numero/tipo de discos, etc.
Estava assim antes, Freenas em pendrive de 4gb com um disco de 2TB. Inclui mais um disco de 2TB, só que ao inves de fazer em Raid ele ficou como um só hd de 4TB. No primeiro disco tenho quase 900 GB de dados. Minha intenção era de incluir este novo disco e configurar uma Raid de espelhamento. Agora eu quero remover o disco extra e voltar para um de 2Tb e depois fazer o Raid.
 

melloa

Wizard
Joined
May 22, 2016
Messages
1,749
Faça o back-up, destrua o volume e re-crie em espelho. Seus dados nos discos serão apagados, portanto insisto: faça back-up.
 
Status
Not open for further replies.
Top