Permissão de usuários

Status
Not open for further replies.
Joined
Jun 16, 2015
Messages
38
Olá a todos!
Sou novo aqui no fórum, estou a pouco tempo implantando o freenas, até o momento estou tendo ótimos retornos, o sistema é leve, recheado de recursos, espero estar colocando em produção muito em breve.

Gostaria de saber se posso ter ter um compartilhamento CIFS com permissões por grupos de usuários do tipo: adm, financeiro, desenv e etc. Preciso que cada pasta possa ser acessada apenas por usuários daquele grupo.
Este gerenciamento só pode ser feito por AD ou LDAP? Ou posso fazer através dos usuários do próprio freeNAS? Criei um compartilhamento e marquei as permissões da pasta apenas para um grupo porém, qualquer pessoas consegue acessar, não sei o que estou fazendo de errado!!!
Alguém poderia me ajudar?

Obrigado!!!
 

Ericloewe

Server Wrangler
Moderator
Joined
Feb 15, 2014
Messages
20,194
Ou posso fazer através dos usuários do próprio freeNAS?
Sim.

O procedimento é:
  • Fazer um dataset para cada share
  • Atribuir o dono (owner) e colocar permissões padrão (Windows)
  • Criar os shares
  • No Windows, editar as permissões dos shares (login com os dados do dono) para obter o resultado desejado.
 

Ericloewe

Server Wrangler
Moderator
Joined
Feb 15, 2014
Messages
20,194
Joined
Sep 18, 2015
Messages
6
Estou implantando um segundo storage no FreeNAS e precisei mover os arquivos de um volume para o outro
Após terminado, tive diversos problemas com permissões de acesso em algumas pastas.
Fiquei me questionando porque estava tendo esse tipo de problema, já que estou no mesmo servidor, com os mesmos usuários e os mesmos arquivos nos dois lados (storage 1 e storage 2) e funciona no antigo e não funciona no novo
Num primeiro momento usei o comando # mv no shell do FreeNAS, mas fiquei com receio de ter problemas no meio da transição e passei a usar o comando # cp -R
Qual a forma mais adequada para propagar as permissões nas pastas depois de copiado?
Qual o comando mais adequado para não ter esse tipo de problemas numa migração como essa?

Obg
 

Ericloewe

Server Wrangler
Moderator
Joined
Feb 15, 2014
Messages
20,194
O melhor é usar Replication de um Pool para o outro.
 
Status
Not open for further replies.
Top