Performance de LAB - Sugestões e Resolução de Problemas

Status
Not open for further replies.

Arnaldo Lima

Cadet
Joined
Feb 13, 2017
Messages
3
Galera boa noite.

Tô precisando de ajuda x opinião pra montrar um NAS de baixo custo, porém tô agarrando em algumas partes.

Então vamos lá:

Montei uma máquina que eu tinha aqui pra fazer o Storage da seguinte forma:

i3 3a geração, 16GB de RAM, 4 HDs de 1Tb ( SATA ), 4 placas 1Gb ( 2 x dual ) HP + mais a placa onboard pra gerenciamento.

Instalei o FreeNas, 9.1, 9.3 e até o 10 beta 2, com boot no pendrive. Os HDs estão disponíveis para o Storage.

2 x Switch Intelbras Gigabit de 8 portas ( talvez aí esteja o problema, mas vamos lá ).

O meu Server de lab está com Windows Server 2016, i5 4a geração, 16GB RAM e com as mesmas 2 x placas de rede HP 1Gbit mais a onboard pra gerenciamento.

Não sei se tô errando nas configurações dos volumes e etc, pois ainda tô estudando o FreeNas, mas achei que com o pouco que conheço já teria sucesso.

Tanto no FreeNas quando no Windows Server, eu habilitei o jumbo frame.

As placas eu tô usando MPIO.

Ou seja, quando instalei achei que ia ter um desempenho bom.

Nos primeiros testes pareceu "bom", não tão satisfatório, aliás queria a opinião de vcs pra saber até que velocidade eu atingiria com esse lab.

Ah não posso esquecer que eu usei como iSCSI, pois quero que o Windows Server enxergue como disco ( não sei seria a melhor alternativa ).

Enfim, nos testes eu atingi velocidade de escrita de quase 200Mbytes, porem quando ele vai chegando no fim da cópia simplesmente a velocidade vai caindo e chega a 80/90Mbytes. ( usei o parkdale e copia comum de arquivos grandes )

Pra leitura ele se manter nos quase 200Mbytes e não da essa "travadinha" no final.

Fiz um control + c e control + v de uma ISO de 5GB e no Windows ele chegou a ir a quase 600Mbytes, porem com a travadinha e diminuição da velocidade no final.

Que vcs acham ?
 

melloa

Wizard
Joined
May 22, 2016
Messages
1,749
Pode ser que a diferença esteja que, quando gravando um arquivo no disco, cópias sendo escritas em espelhos, causem a velocidade diminuir. Não tenho certeza, mas como sua leitura está rápida, leva-me à crer ser algo relacionado a isso.

Qual foi a configuração usada no volume do FreeNAS?
 

Arnaldo Lima

Cadet
Joined
Feb 13, 2017
Messages
3
Eu desfiz tudo, vou refazer a instalação. Qual versão sugere ?
Eu tinha usado RAIDZ2, criei o Volume e tirei a compressão de dados.
 

melloa

Wizard
Joined
May 22, 2016
Messages
1,749
Eu uso raidz2 por oferecer melhor segurança ao volume e não mexo na compressão padrão que é lz4. Meu sistema não é montado num servidor, portanto, não quero comparar figurinhas para não tira-lo do caminho certo.
 

Arnaldo Lima

Cadet
Joined
Feb 13, 2017
Messages
3
Então, chegou a fazer teste de performance ?
Eu desabilitei a compressão por recomendação, para ajudar na performance,
 

melloa

Wizard
Joined
May 22, 2016
Messages
1,749
Não uso iSCI, então nenhum teste aqui vai ser válido para você e o meu sistema, como falei, não roda num servidor :)
 
Status
Not open for further replies.
Top