Ajudar com FreeNAS

Status
Not open for further replies.
Joined
May 12, 2016
Messages
5
Pessoa,
Bom dia, tarde e noite a todos.
Bom eu sou bem pioneiro em freenas, e venho aqui pedir a ajuda de vocês, porque eu realmente não consegui achar nada em pt-br para me auxiliar no que estou precisando.. essa semana enfrentei um problema muito grande com o servidor de backup aqui da empresa, com um pick de energia o mesmo veio a queimar e me deixou na mão e estou muitíssimo preocupado.. Procurando uma solução encontrei algumas referencias falando muito bem deste FreeNas, então resolvi faze o tal backup com freenas + o tal de rsync. Mas não achei nada que ensine a fazer um passo a passo algo assim.

Gostaria muito que me ajudassem a levantar este servidor, por onde eu tenho que começar? A parte das configurações de storage.. eu realmente achei bem confuso, embora a interface seja bem simples.
Gostaria muito que alguém me desse um norte, um tutorial talvez para que eu seguisse. Não quero que ninguém faça nada pra mim, quero a sua ajuda, quero muito aprender a trabalhar com esse BDS.

Muito obrigado por enquanto
att;

Pedro
 
Joined
Jun 16, 2015
Messages
38
Cara. Aqui na empresa temos um server com 16Gb de RAM, um processador de 6 cores ( o que não utiliza nem a metade). Tínhamos antes um server menor com 8Gb, este sim estava quase sempre com 80% de ocupação de memória, principalmente quando tinha tarefas. Nossos discos estão em RAID10 via software pois como o pessoal aqui diz controladora RAID ou SAS não é muito recomendado. Basicamente é isso, não sei exatamente o que você quer rodar mas aqui fazemos backup de VMware e a taxa de transferência chegou a 800Mbps.
 
Joined
May 12, 2016
Messages
5
Cara. Aqui na empresa temos um server com 16Gb de RAM, um processador de 6 cores ( o que não utiliza nem a metade). Tínhamos antes um server menor com 8Gb, este sim estava quase sempre com 80% de ocupação de memória, principalmente quando tinha tarefas. Nossos discos estão em RAID10 via software pois como o pessoal aqui diz controladora RAID ou SAS não é muito recomendado. Basicamente é isso, não sei exatamente o que você quer rodar mas aqui fazemos backup de VMware e a taxa de transferência chegou a 800Mbps.

Então Mauro, é justamente essa minha dúvida... Gostaria de um norte.

veja, tenho disponível aqui uma máquina com um CPU i3-3220 3.30GHz e com 8GB de RAM, posso solicitar a compra para aumentar a mesma, caso necessite. estou com 2 HD de 1TB.

Acontece quê, tenho um servidor SAMBA com arquivos da empresa, preciso fazer o backup destes arquivos... mas para isso preciso ter um servidor de confiança. E lendo e pesquisando me parece que o freeNas é uma boa solução, mas não estou conseguindo fazer nada nele, porque realmente não sei onde começar.

a Instalação e configuração básica de rede eu já entendi, mas compartilhamento, gerenciamento dos volumes, permissões está um pouco complicado pra mim.. porque é muito novo e realmente estou um pouco assutado.. pois não encontro nada em português que de uma base.

Li e me parece que FreeNas com Rsync atenderia mas não sei como fazer.
 
Joined
Jun 16, 2015
Messages
38
Cara Rsync eu não estou usando no momento, mas posso até fazer alguns testes aqui, mas em questão de confiança!!! Acredito que em questão de hardware você será bem atendido, pois não deve consumir tudo isto.
 
Joined
May 12, 2016
Messages
5
Cara Rsync eu não estou usando no momento, mas posso até fazer alguns testes aqui, mas em questão de confiança!!! Acredito que em questão de hardware você será bem atendido, pois não deve consumir tudo isto.

nossa, alguém respondeu rsrsr.

obrigado por responder. estou tentando aprender freenas @Mauro Branquinho ,porque realmente preciso pra usar como servidor de backup.. mas preciso de ajuda. é muito confuso rs.
 
Status
Not open for further replies.
Top