Gpart: arg0 ' ada0': invalid argument

Status
Not open for further replies.

sidney bispo

Cadet
Joined
Nov 16, 2015
Messages
3
Prezados, boa noite.

Estou tentando instalar a versão base-os-9.3.1-STABLE , durante o boot, o sistema apresenta erro na instalação.
Farei um teste instalando uma outra versão e comento aqui, mais se alguém puder me dar uma dica de como proceder eu agradeço!

Abaixo anexado o erro que o sistema está apresentando durante a tentativa de instalação.
 

Attachments

  • NAS.png
    NAS.png
    7.5 KB · Views: 322

sidney bispo

Cadet
Joined
Nov 16, 2015
Messages
3
Pessoal, bom dia.

Resultado do testes que fiz com uma outra versão.
Eu consegui Instalar a versão FreeNAS-9.1.0-RELEASE-x86.iso sem nenhum problema utilizando a mesma configuração da versão FreeNAS-9.3-STABLE-201511040813.iso .

Ainda espero que alguem que teve a mesma dificuldade com a versão 9.3 possa expor o que fez para resolver o problema.

Abraços.
 

Ericloewe

Server Wrangler
Moderator
Joined
Feb 15, 2014
Messages
20,194
Isso é um sistema com 512MB de RAM???

O mínimo absoluto são 8GB.
 

sidney bispo

Cadet
Joined
Nov 16, 2015
Messages
3
Isso é um sistema com 512MB de RAM???

O mínimo absoluto são 8GB.
Isso mesmo!

Eu penso que 8Gb de memória RAM é um exagero chega a ser é um absurdo para um sistema que apresenta diversidade de serviços e nem sabem se todos serão utilizados para exigir tanto recurso de memória. Está me parecendo um passo à trás!

O objetivo não é criar intrigas ou mesmo criar confusão, mais sim, pensar e reavaliar os recursos de Hardware Recomendados e não exigidos!

Na versão que eu consegui Instalar " FreeNAS-9.1.0-RELEASE-x86.iso " em sua documentação ele recomenda, porém, não impede que o software seja instalado.
  • FreeNAS-9.1.0-RELEASE-x86.iso August 4, 2013.
Architecture

While FreeNAS® is available for both 32-bit and 64-bit architectures, 64-bit hardware is recommended
for speed and performance. A 32-bit system can only address up to 4 GB of RAM, making it poorly
suited to the RAM requirements of ZFS. If you only have access to a 32-bit system, consider using
UFS instead of ZFS.

Acho que o mesmo critério deveria servir para todas as versões, pois, imagina o custo que terei que despender para testar!
  • FreeNAS9.3-RELEASE
Depending upon your use case, your system may require more RAM. Here are some general rules of thumb:
  • If you plan to use ZFS deduplication, ensure you have at least 5 GB RAM per TB of storage to be deduplicated.
  • If you plan to use Active Directory with a lot of users, add an additional 2 GB of RAM for winbind’s internal cache.
  • If you plan on Using the phpVirtualBox Template, increase the minimum RAM size by the amount of virtual memory you configure for the virtual machines. For example, if you plan to install two virtual machines, each with 4GB of virtual memory, the system will need at least 16GB of RAM.
  • If you plan to use iSCSI, install at least 16GB of RAM, if performance is not critical, or at least 32GB of RAM if performance is a requirement.
  • If you are installing FreeNAS® on a headless system, disable the shared memory settings for the video card in the BIOS.
 

Ericloewe

Server Wrangler
Moderator
Joined
Feb 15, 2014
Messages
20,194
Eu penso que 8Gb de memória RAM é um exagero chega a ser é um absurdo para um sistema que apresenta diversidade de serviços e nem sabem se todos serão utilizados para exigir tanto recurso de memória. Está me parecendo um passo à trás!

Os requisitos mínimos não vão descer. Há muitas alternativas ao FreeNAS que necessitam de menos recursos, mas também não fazem o que o FreeNAS faz.

objetivo não é criar intrigas ou mesmo criar confusão, mais sim, pensar e reavaliar os recursos de Hardware Recomendados e não exigidos!
Repito: É o mínimo absoluto. Com versões antigas dava para usar UFS só com 4GB, o que tem pouco interesse.

Se não existe vontade de seguir os requisitos mínimos, também não existirá vontade para ajudar com os inevitáveis problemas. Os requisitos estão publicados e não são meras sugestões.
 
Status
Not open for further replies.
Top