Freenas doméstico

Status
Not open for further replies.

thiagosilva

Cadet
Joined
Aug 22, 2016
Messages
1
Olá pessoal, queria pedir a opinião de vcs, tenho aqui um servidor parado que ganhei de um amigo e estou querendo montar um servidor de arquivos doméstico só pra colocar filmes/series/animes e alguns arquivos para backup de 2 maquinas desktop que tenho aqui em casa, e usar o plex para os filmes, o servidor é um Supermicro x8sil com Intel Xeon x3430 sem memória por enquanto, pretendo colocar inicialmente nele 4tB para armazenamento mas não sei quanto de memória colocar qual tipo de memória qual o melhor sistema de arquivos para mim e se esse servidor vai ter um gasto elevado de energia.

 

melloa

Wizard
Joined
May 22, 2016
Messages
1,749
Thiago - FreeNAS recomenda 16GB de memória. Não tenho idéia do consumo que o sistema final vai ter. Quando pensar na sua configuração leve em consideração expanção futura. Se quer ter inicialmente 4t de espaço, pense numa opção que possibilite voce trocar os seus discos por discos maiores, para aumentar o armazenamento. Por exemplo se usar 5 discos de 1 tb em RAID 5 deve ter os seus 4tb disponi'veis, mas no futuro, trocando todos os discos por 2tb, voce poderá dobrar a capacidade sem perder nenhum dados ou ter que reconfigurar. O mesmo pode ser conseguido com 3 discos de 2tb inicialmente. Veja http://wintelguy.com/raidcalc.pl para maiores informações.
Outra coisa importante é instalar mais de um drive de boot. Assumindo voce vai usar USB stick, dois em espelho, para que se um falhar, o outro assume, possibilitando voce a trocar o ruim sem problema.
Boa sorte!
 
Joined
Aug 23, 2016
Messages
35
Thiago, apenas complementando as informações que o Melloa enviou, se esta buscando economia de energia, a quantidade de discos será um fator a se considerar, pois quanto menos disco tiver, menor será o consumo. No meu Home Nas eu utilizo discos da Seagate de 5600rpm, no próprio datasheet deles é possível ver a diferença do consumo nas linhas de 12v e 5v.
Tenho dois discos de 5900rpm em raid, com uma cpu i3 de 22nm consigo em IDLE algo em torno de 40 a 50w. Como esse processador que você informou é de 45nm, creio que seja difícil ficar abaixo dos 70w considerando 3 HDs em funcionamento.
 
Last edited:
Status
Not open for further replies.
Top