ZFS , UFS Volume manager pra onde foi?? | Dúvida respondida !

Status
Not open for further replies.

eliasm

Cadet
Joined
Sep 28, 2015
Messages
2
Pessoal,

A tempo estava querendo testar o Freenas e finalmente chegou o momento :smile:

Estou rodando em cima de um DELL R420 com controladora PERC 710 mini, estou ciente que o certo seria rodar sem a raid, infelizmente nesse meu caso, nao consigo desabilitar a controladora sem perder os discos SAS, em outro R420, isso é possivel desabilitando a raid o Freenas tem - se acesso direto aos disco (estou comentando isso porque pode ter alguem procurando informaçoes sobre isso aqui )

Estou com boot do sistema via pen driver de 16gb, e pro storage 2 discos de 600 SAS 15k e outro de 2 TB SATA,
nos discos de 600SAS estou escrevendo em 100 mbps em rede giga, nao sei se é uma taxa boa mas sei que isso é o dobro da estrutura atual oque me deixa muito contente!

Depois de comentar meu ambiente, quero deixar minhas dúvidas.

1 - Percebi que da versao 9.1.1 pra versao atual 9.3 na guia STORAGE - VOLUMES - UFS volume e ZFS manager sumiram ou estao em outro lugar? onde foram parar?

2 - onde verifico se minhas partiçoes estao em formato ZFS? e como certificar-se que ao cria-las serao criadas nesse formato?

Me uso atual é somente para fileserver, mas futuramente vou preparar um ambiente pra hospedar as maquinas virtuais comESXi. aceito sugestões!
 

Attachments

  • Captura de Tela (2).png
    Captura de Tela (2).png
    266.8 KB · Views: 340
  • Captura de Tela (1).png
    Captura de Tela (1).png
    280.9 KB · Views: 310

Ericloewe

Server Wrangler
Moderator
Joined
Feb 15, 2014
Messages
20,194
Para começar, o FreeNAS 9.3 só suporta ZFS (excepto para importar dados de discos individuais).
 

eliasm

Cadet
Joined
Sep 28, 2015
Messages
2
é... acabei descobrindo isso mais tarde, oque pra mim está ótimo.
 
Status
Not open for further replies.
Top