Uso de dois Hds com arquivos NTFS, sem poder apagar os dados!

Status
Not open for further replies.

Davi

Cadet
Joined
Apr 25, 2017
Messages
4
Seguinte galera, eu tenho esse seguinte cenario: Um notebook velho sem a tela, a configuração dele é 4GB de Ram, I3 e um Hd de 750 gb em NTFS. Então eu quero montar um servidor NAS na meu home office, então resolvi usar ele. Mas andei pesquisando e vi que o FreeNas usa o seu tipo particular de arquivos, queria saber se tem como utilizar esse hd que está na maquina, ele tá em NTFS e já tem alguns arquivos. No caso o FreeNas tá instalado em um pendrive. Existe alguma possibilidade?
 

melloa

Wizard
Joined
May 22, 2016
Messages
1,749
Esta configuração está muito abaixo da mínima recomendada. Com certeza lhe trará dores de cabeça. O processador está OK, mas use no mínimo 8 GB de memória. Também com um disco, não faz sentido usar FreeNAS, já que não tiraria proveito do ZFS. Melhor usar a máquina com FreeBSD ou Linux. Se quiser usar FreeNAS dê uma olhada no que o @Ericloewe colocou nos recursos.
 

Davi

Cadet
Joined
Apr 25, 2017
Messages
4
Esta configuração está muito abaixo da mínima recomendada. Com certeza lhe trará dores de cabeça. O processador está OK, mas use no mínimo 8 GB de memória. Também com um disco, não faz sentido usar FreeNAS, já que não tiraria proveito do ZFS. Melhor usar a máquina com FreeBSD ou Linux. Se quiser usar FreeNAS dê uma olhada no que o @Ericloewe colocou nos recursos.
Eu tinha o Centos 7 nele, e rodava de boa, mas sentir que tinha muitos recursos que eu não usava e decide experimentar o Freenas, Sobre um disco, se tudo correr bem eu irei add outro, mas o Freenas é um servidor de arquivos centralizados, a principal função e não um serviço de Raid, então acho q tem como usar só um HD. Mas quero sim add outro HD futuramente, Agora quando a maquina já pela net maquinas bem inferiores rodando ele de boa, sendo que não era em ZFS era UFS, que pra mim tambem seria uma boa, já que não vou produzir muitos arquivos, só quero centralizar meus arquivos. Mas obrigado pela ajuda...
 

melloa

Wizard
Joined
May 22, 2016
Messages
1,749
Eu tinha o Centos 7 nele, e rodava de boa

Com certeza deveria funcionar muito bem. Uso CentOS em Pentiums e VMs sem problema.

mas sentir que tinha muitos recursos que eu não usava e decide experimentar o Freenas

Quais recursos você não tinha no Linux que FreeNAS complementaria? Curiosidade ...

Sobre um disco, se tudo correr bem eu irei add outro

No seu notebook? Como?

o Freenas é um servidor de arquivos centralizados, a principal função e não um serviço de Raid

FreeNAS é um NAS. Usuários tem pedido (exigido) funções como VMs, Dockers, Plugins, etc. Veja os outros aplicativos no mercado: Synology, Nas4Free, RockStor, OMV, etc. A tendência é facilitar a vida dos usuários, o que aplaudo, para que possam fazer mais com o que é disponível no OS com implementações de GUIs, Midleware, etc.

Verdade que FreeNAS é um servidor de arquivo centralizado (NAS), mas voce pode fazer isso até com Ruindows.
 

Davi

Cadet
Joined
Apr 25, 2017
Messages
4
Com certeza deveria funcionar muito bem. Uso CentOS em Pentiums e VMs sem problema.



Quais recursos você não tinha no Linux que FreeNAS complementaria? Curiosidade ...



No seu notebook? Como?


FreeNAS é um NAS. Usuários tem pedido (exigido) funções como VMs, Dockers, Plugins, etc. Veja os outros aplicativos no mercado: Synology, Nas4Free, RockStor, OMV, etc. A tendência é facilitar a vida dos usuários, o que aplaudo, para que possam fazer mais com o que é disponível no OS com implementações de GUIs, Midleware, etc.

Verdade que FreeNAS é um servidor de arquivo centralizado (NAS), mas voce pode fazer isso até com Ruindows.
Tá, sobre add outro disco no notebook, existe um adaptador chamado de CADDY, que vc substitue o leitor de CD/DVD por um dock, que ler HD ou SSD. Então o note fica com dois HDs


Sobre os recursos do Centos, eu desativava logo o SElinux, q é um erro, mas pq não complicava mais as coisas, e uma outra coisa que me deu muita dor de cabeça, foi a configuração do No-ip. É muito instavel lá...
 

Davi

Cadet
Joined
Apr 25, 2017
Messages
4
@melloa O que vc me sugere nessa seguinte situação, eu tenho um Hd que estava no windows, então tem partição NTFS, então esse hd agora serve para guardas meus arquivos, o que vc sugere que eu faça? Quero ter um servidor para centralizar minhas coisas, pq uso desktop e um note, aqui no trabalho. E uma outra situação é que as vezes copio coisas de uma Hd externo, que está em NTFS, para esse "servidor", sem ser pela rede e sim diretamente, pq acho mais rapido. Obrigado pela ajuda...
 

melloa

Wizard
Joined
May 22, 2016
Messages
1,749
O que vc me sugere nessa seguinte situação

Acho que já sugerí: Um servidor BSD ou Linux.

Se voce instalar FreeNAS, tiver problemas e pedir ajuda, a primeira coisa a turma pergunta é a sua configuração e eles não vão ajudar já que não chega ao mínimo recomendado.
 
Status
Not open for further replies.
Top