Problemas com reconhecimento de disco com FreeNAS 9.3.x até 10.x

Status
Not open for further replies.

André Luiz

Cadet
Joined
Jul 20, 2015
Messages
9
Pessoal,

estou fazendo um lab em máquina virtual HyperV para finalmente fazer quando minhas peças chegarem, utilizei quase todas as versões do Freenas 9.x, simplesmente ele não reconhece os HDs que estão na controladora SCSI virtual , segue configuração da máquina virtual:

HyperV:

Geração1
2x CPU
4096 Ram
Controladora IDE 1 disco 60GB
Controladora Scsi 3 discos 80GB (Não reconhece, o estranho que durante a instalação são reconhecidos)
OBS: Só consegui fazer tudo funcionar com a versão 9.1.1 do Freenas , isso porque coloquei os 3 HDs em duas controladoras IDE.

Geração2
2x CPU
4096 RAM
Controladora SCSI 1 disco 60GB
Controladora SCSI 3 discos 80GB
OBS: A instalação trava na primeira tela de instalação na versão 10.x (Beta) e também não reconhece os discos SCSI, não funciona nem se eu usar somente IDE, lembrando que nesse modo se utiliza EFI.
 

melloa

Wizard
Joined
May 22, 2016
Messages
1,749
Nunca rodei Hyper V (uso VirtualBox). Notei que quando tentei testar o fn10 em VB não conseguí rodar se não configurasse com os 8 GB RAM. Tenta isso. Numero de CPU não creio que importe, ao não ser que vá rodar algum plugin ou jail pesado. Fora isto estou mais perdido que cego em tiroteio.
 

André Luiz

Cadet
Joined
Jul 20, 2015
Messages
9
Nunca rodei Hyper V (uso VirtualBox). Notei que quando tentei testar o fn10 em VB não conseguí rodar se não configurasse com os 8 GB RAM. Tenta isso. Numero de CPU não creio que importe, ao não ser que vá rodar algum plugin ou jail pesado. Fora isto estou mais perdido que cego em tiroteio.
o problema que a máquina física tem 8gb de RAM (Lenovo), cheguei a colocar 6144GB RAM e apresentou o mesmo problema.

Minha máquina quando chegar vai ser essa configuração:

Placa Mãe MSI Am1I + Processador Amd Athlon 5150 + 8GB RAM (non ECC)
3x HDs WD 1TB RED NAS WD10EFRX

Acho que terei que montar esse NAS em cima de Windows Server 2016, utilizando gratuitamente o HyperV Server 2016 que já provê o Storage Spaces com Storage Pool, só não vai ter a feature de Deduplication no volume para instalação.
 

wblock

Documentation Engineer
Joined
Nov 14, 2014
Messages
1,506
9.3 es muy viejo. 10 es beta, no está listo para su uso en la producción. Intente la versión actual, 9.10.
 

melloa

Wizard
Joined
May 22, 2016
Messages
1,749
9.3 es muy viejo. 10 es beta, no está listo para su uso en la producción. Intente la versión actual, 9.10.

Você tem um ponto no 9.3, mas creio que ele está tentando testar e aprender. Concordo se possível baixar o 9.10-u4 mas, mesmo assim, a máquina atual não tem nem memória para rodar a instalação do servidor sozinho, imagina em uma máquina que já está usando recursos para o SO e o virtualizador.


o problema que a máquina física tem 8gb de RAM (Lenovo), cheguei a colocar 6144GB RAM e apresentou o mesmo problema.

Minha máquina quando chegar vai ser essa configuração:

Placa Mãe MSI Am1I + Processador Amd Athlon 5150 + 8GB RAM (non ECC)
3x HDs WD 1TB RED NAS WD10EFRX

Acho que terei que montar esse NAS em cima de Windows Server 2016, utilizando gratuitamente o HyperV Server 2016 que já provê o Storage Spaces com Storage Pool, só não vai ter a feature de Deduplication no volume para instalação.

Creio que você está preparando uma receita que, de saída, vai dar problemas e trazer decepções. Não sei como anda o mercado por aí, já que estou fora a mais de 20 anos, mas até uma máquina pequena com um pentium e 8 ou mais de memória deverá ser melhor.

Já fiz muitas loucuras para testar, como instalar num laptop, mas nunca para uma máquina de produção e olha que sou um usuário residencial.
 

André Luiz

Cadet
Joined
Jul 20, 2015
Messages
9
Creio que você está preparando uma receita que, de saída, vai dar problemas e trazer decepções. Não sei como anda o mercado por aí, já que estou fora a mais de 20 anos, mas até uma máquina pequena com um pentium e 8 ou mais de memória deverá ser melhor.

Já fiz muitas loucuras para testar, como instalar num laptop, mas nunca para uma máquina de produção e olha que sou um usuário residencial.

Eh está difícil achar uma máquina com baixo TDP no formato mini-itx que suporte memória ECC, até tenho um Core2 Quad q8400s com TDP de 66w que só vai até 4GB de RAM, mas esse Athlon 5150 que comprei tem TDP de 25w, veja o comparativo:

Pentium G3220 vs Athlon 5150
http://cpuboss.com/cpus/Intel-Pentium-G3220-vs-AMD-Athlon-5150

Outra coisa, conforme disse no primeiro post testei na versão 9.10-u4 também, o instalador até enxerga os discos, mas não consigo enxerga-los após instalação, já no acesso http do Freenas em view disks.
 

melloa

Wizard
Joined
May 22, 2016
Messages
1,749
@André Luiz

Não tenho nenhuma experiencia com este virtualizador para tentar ajudar, mas creio que aonde voce for, vai deparar com os requerimentos mínimos não estarem sendo usados.

Não vou te dizer para rodar seu servidor em memórias não recomendadas, pois ZFS faz cache na memória e se der pau no caminho, seus dados podem ser corompidos. Eu aqui não uso, mas não tenho nada importante, apesar de ter 12 TiB armazenados. Diga-se de passagem que tenho dois servidores exatamente iguais, com 40TiB em espelho, portanto, se perder algo em um, tem no outro :)

Fico mais ainda em cima do muro quando recebo o jornal mensal com um artigo como este: http://blog.brianmoses.net/2016/09/diy-nas-econonas-2016.html

Continua sendo sua decisão e sinto não poder ajudar no seu problema com o virtualizador.
 

melloa

Wizard
Joined
May 22, 2016
Messages
1,749
9.3 es muy viejo. 10 es beta, no está listo para su uso en la producción. Intente la versión actual, 9.10.

Ops ... estou sem prática no portugues ... O título é: Problemas com reconhecimento de disco com FreeNAS 9.3.x até 10.x, o que significa que ele testou todas versões desde 9.3 até 10 :)

Só agora atinei para meu erro de interpretação aqui.
 
Status
Not open for further replies.
Top