FreeNAS com muita Latência

fsantanajr

Cadet
Joined
Sep 11, 2017
Messages
6
Bom dia.

Tenho um servidor Lenovo RD540 com 1x Intel Xeon E-2600v2, 32GB Ram e Raid 5 com 4x 4TB em disco SATA Enterprise com o FreeNAS dando boot via usb. O servidor está com a configurado como storage iSCSI com placas gigabit.

No início havia configurado as interfaces de rede em lagg com LACP, tanto no FreeNAS e no switch com jumbo frame. Notei que a configuração ficou muito lenta e com alta latência. Devido a isto, removi as configurações das interfaces e do switch e deixei na configuração padrão usando somente 1 interface de rede para o serviço iSCSI.

Ainda assim a latência no monitoramento do VMWare chega a dar picos de 30000ms e se mantendo acima de 1000ms quando inicio os trabalhos em 3 vm's que tenho no FreeNAS.

Alguém já passou por isso?

Fora os comandos iostat -dx, quais outros posso monitorar o i/o de disco?

Nos gráficos do FreeNAS vejo que o disco está em 20MBs de escrita.

A versão do FreeNAS é a 11.0 RC2.

Fico no aguardo.

Obrigado
 
Last edited by a moderator:

tomazini

Dabbler
Joined
May 10, 2016
Messages
12
Eu nunca passei por isso.
Mas quantos interfaces tinha o lagg?
E quantos disco virtuais estavam a correr quando deu os 30000ms?

Para testar a velocidade dos discos podes usar o dd a escrever zeros para algum lado!
qualquer coisa como:
dd if=/dev/zero of=/tmp/test.io bs=512k
antes de correr verifica exactamente a melhor forma de corre-lo.

edit:
outra que também se pode testar é a velocidade de rede:
freenas: iperf -s <ip do FreeNAS>
outra maquina da rede: iperf -c <ip do FreeNAS>

faz tantas ligações quantos nics tiveres activos
 
Last edited by a moderator:

fsantanajr

Cadet
Joined
Sep 11, 2017
Messages
6
Bom dia Tomazini.

O dd gerando um arquivo de 4GB acaba em pouco mais de 15 segundos.
Eu tinha 2 interfaces no lagg0.

O que parece é algum "gargalo" na hora de realizar a escrita do disco.
Quanto a rede as 2 placas são onboard. E nos teste sem erro.

Estou trocando o servidor para ver se pode ser algo com incompatibilidade de hw.
 
Joined
Mar 1, 2017
Messages
3
fsantanajr, boa tarde!

Seu problema foi resolvido com a troca do servidor? Pergunto também trocaste somente o servidor que rodava FreeNAS ou as máquinas clientes do iSCSI também?
 
Joined
Mar 1, 2017
Messages
3
fsantanajr, boa tarde!

Olha pelo que vi na documentação a recomendação é NÃO usar controladoras RAID para fazer o array e sim usar o prórpio FreeNAS para tal função.
Tem várias explicações do porque não fazer isso com a controladora.
Nos servidores que tenho feito coloco a controladora no modo HBA ou uso JBOD's.
Tem uma controladora que é recomendada para usar e tem que colocar um outro firmware nela.
Segue o link
https://www.servethehome.com/ibm-serveraid-m1015-part-4/

Ainda não comprei uma para colocar em produção com este firmware e verificar se dá um resultado realmente melhor, mas se tem recomendação é porque deve fazer diferença :)

Abraço
 

fsantanajr

Cadet
Joined
Sep 11, 2017
Messages
6
Bom dia.


Resolvido com o sistema de JBOD. Acho que alguém já havia comentado aqui. Obrigado a todos pela assistência.
 
Joined
Jan 23, 2019
Messages
3
Meu cenário é o seguinte:
O atual:
um storage montado bi-processado, 8GB memória, 6 HDs de 2TB SATA2 em RAID 5 funcionando desde 2011 sob o sistema FREENAS 9.1. Porém pela idade ele não permite atualização para os HDs SATA3 o que impede de melhorar seu desempenho.
O novo:
Resolvi então usar o outro servidor que é um DELL R520 com 64GB, bi-processado, 03 HDs 600 SAS 15K para instalação das VMS virtualizadas pelo Xenserver 7.6 . Como esse servidor possui 8 gavetas , comprei 04 discos enterprise de 8TB para criar nesse servidor o novo storage e substituir o antigo. Para os HDs de 8TB serem adicionados ao Xenserver, foi necessário fazer um RAID na bios do DELL R520. Fiz Raid5 e obtive um Disco virtual de 24TB. Criei uma VM com VD 30GB para o sistema e 24GBRAM. Instalei o Freenas 11.2, configurei a rede, time, etc, tudo ok. Após fui adicionar o disco de 24TB na VM Freenas, e aí começam os problemas porque para uso os discos só podem ser criados com o máximo de 2TB, ou seja fiz, 12 partições de 2TB e as adicionei na VM Freenas. Entrei no Freenas e fui montar o zfs com todas as partiçoes de 2TB. Usei a opção Stripe e uni tudo em um único dataset. Após, compartilhei no samba e obtive 22TB. Pergunto aos amigos, o que acham do meu projeto? Está totalmente errado, certo, mais ou menos. Gostaria de opiniões de melhores práticas.
Obrigado.
 

melloa

Wizard
Joined
May 22, 2016
Messages
1,749
Gostaria de opiniões de melhores práticas.

1 - FreeNAS usa ZFS, que cria e controla os volumes. Sua configuracao com um RAID5 controlado pela sua placa do Dell nao e' recomendada.
2 - Para virtualizar, a melhor forma e' fazer um pass thought da controladora, deixando o gerenciamento dos discos ser feito pelo FreeNAS

No meu caso, uso ESXi. Os discos para uso dele estao conectados nas portas SATA da placa mae. A controladora em pass through para o VM do FreeNAS. Claro que a controladora teria que estar em IT mode.
 
Joined
Jan 23, 2019
Messages
3
Essa controladora já tem os 3 discos originais ligados a ela. os 4 discos de 8tb só consigo mostrar ao xenserver se criar as vds na controladora. A controladora do meu servidor é H710 e esta não suporta passthrough.
 
Last edited:

melloa

Wizard
Joined
May 22, 2016
Messages
1,749
A controladora do meu servidor é H710 e esta não suporta passthrough.

Sinto saber. Tenho um amigo com um r710 que esta tentando fazer uma instalacao de uma LSI que dei a ele. O r710 nao bootou com ela no slot da HBA original. Ele testou com ela num slot pci regular e a maquina entrou. Ele acaba de comprar um cabo mais longo para liga-la no backplane e testar o pass through. No caso ele tambem esta usando ESXi ...
 
Joined
Jan 23, 2019
Messages
3
Meu problema é que a massa de dados que preciso armazenar não me permite que fique desfazendo a estrutura atual, pois cada mês de dados tem em media 300GB e tenho mais de 5 anos de exames para por online, então vou manter o cenário atual e quando tiver um servidor para instalar exclusivamente o FREENAS sem virtualização, resolvo meu problema. Mas sinceramente mesmo com o RAID5 por hardware, desmembrado e refeito o STRIPE no FREENAS virtualizado no XENSERVER, a taxa de transferencia no freefilesync chega aos 50MB/s o que não é ruim considerando a quantidade de dados transportada.
 

melloa

Wizard
Joined
May 22, 2016
Messages
1,749
Meu problema é que a massa de dados que preciso armazenar não me permite que fique desfazendo a estrutura atual, pois cada mês de dados tem em media 300GB e tenho mais de 5 anos de exames para por online, então vou manter o cenário atual e quando tiver um servidor para instalar exclusivamente o FREENAS sem virtualização, resolvo meu problema. Mas sinceramente mesmo com o RAID5 por hardware, desmembrado e refeito o STRIPE no FREENAS virtualizado no XENSERVER, a taxa de transferencia no freefilesync chega aos 50MB/s o que não é ruim considerando a quantidade de dados transportada.

rsync nao e' rapido. Aqui em casa minha taxa e' de 90MB/S a 10Gb. Por isso meus back-ups rodam diversos batches ao mesmo tempo, para utilizar toda a capacidade e diminuir o tempo.
 
Top